Colégio Sagrado Coração de Maria

Rede Sagrado

Ações Socioassistenciais

O fundador do Instituto do Sagrado Coração de Maria, Padre Gailhac afirma:

“O Zelo que vem de Deus é constante,
sempre o mesmo, nada pode desalentá-lo.
Ele possui uma bondade que atrai e uma força que tudo suporta:
ele prossegue o seu caminho até atingir a meta”.
(Cf carta GS 15/VII/1878)

A nossa sociedade, nas últimas décadas, tem apresentado realidades muito dolorosas. Uma delas é a multidão de crianças e adolescentes brincando/vivendo nas ruas, antes ou depois do período das aulas, isso quando vão às aulas.

Com o objetivo de incluir e mudar a realidade desses meninos e meninas, as Religiosas do Sagrado Coração de Maria, cheias de zelo e sensíveis aos inúmeros problemas sociais, procuraram buscar soluções para esta situação, criando os “Projetos Vida” e “Ações Sociais” para atender no contraturno escolar a estas crianças e adolescentes carentes, vulneráveis e em situações de risco.

Iniciaram com Projetos no cortiço do Braz/SP e na periferia do Rio - Brás de Pina. Hoje existem Projetos e ações sociais no mangue de Carapina – Serra/ES, em Curvelo/MG; na Lagoa - Belo Horizonte/MG, em São Sebastião - Brasília/DF; em São Paulo/SP, em Porto Seguro/BA e em Janaúba/MG.

Conforme o meio e as condições do local, as crianças e adolescentes são atendidas pelas Irmãs, por educadoras sociais, pedagogas, assistentes sociais, psicólogos/as e por toda uma equipe técnica/administrativa.

Este grupo desenvolve ações de socialização infanto-juvenil, acompanhamento pedagógico, formação humano-cristã, oficinas de artes, capoeira, dança, teatro, informática, pintura, cartonagem, marcenaria, música, tecelagem e esporte. Os adolescentes recebem capacitação profissional e são realizados Encontros de formação para os pais e responsáveis.

Outras iniciativas são desenvolvidas nos Colégios do Rio de Janeiro, Ubá e Belo Horizonte para jovens e adultos carentes: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Informática Solidária e Pré-vestibular.

Todas estas atividades visam o desenvolvimento integral e harmonioso de crianças e adolescentes, de jovens e adultos, com o objetivo máximo de torná-los cidadãos, sujeitos de direito e de fato. A fim de que tenham mais vida, e vida em abundância.
Unidades da Rede Colégio Sagrado Coração de Maria